Fiquei impressionado nesse final-de-semana.
Tava aqui arrumando o set que toquei em Salvador e percebi algo intrigante mas ao mesmo tempo preocupante.
Vamos lá ver se consigo explicar direito.
Começamos ouvindo essa música aqui ó:
Não se preocupe com os arranjos nem nada.
Mas sim preocupe-se com o volume, com a “massa sonora”, com a mixagem.
Ok ?
Deu pra ouvir tudo ?
Sentir o clima ? As nuances ?
Sim, certeza.
Agora vejam a representação gráfica da música:
Dá pra ver o começo da música, onde ela aumenta um pouco o arranjo, onde volta, onde o refrão está, certo ?
Muito bem.
Agora quero que vocês ouçam essa música aqui.
Mesmo esquema.
Sem se preocupar com o artÃstico.
Só com a qualidade sonora.
http://www.youtube.com/watch?v=VWZwn9Yn-XQ
OK ?
Pegadão, pesadão, tenso, nervoso, né ?
Agora, vamos à representação visual disso aÃ:
Cadê nuances ?
Cadê respiros ?
Cadê dinâmica ?
Cadê mixagem bem feita ?
Parece que o cara jogou todos os sons lá na mix, colocou um UltraMaximizer (que segura todo o som num nÃvel que vc coloca) e tudo bem.
Cara, 1 hora ouvido música assim num volume considerável e vc morre de estafa.
Sério mesmo. Cansa.
O ouvido, o cérebro.
O corpo fica cansado pela quantidade de grave incessante impactando sua caixa torácica.
Mesmo.
Eu adoro ouvir música alta, quando toco na balada a cabine fica insuportável, não dá nem pra conversar.
Mas desse jeito aà é demais.
Outro exemplo, da mesma música mas num remix diferente:
Esse aqui é mbem bizarro também.
Como os remixes do Rehab vivem de clima “Stadium”, onde tem um pré refrão sem batida nem nada e depois todo mundo pula, nada mais legal do que preparar isso baixando um pouco o volume antes dessa explosão, certo ?
Aà quando acontece a explosão a galera vai a loucura e sai pulando que nem canguru…
Só que o cara não fez isso com o instrumental, nem criou na hora de fazer o remix.
Ele simplesmente jogou a música lá, no esquema “pretinho total” igual ao Riddler, e na hora de masterizar, trabalhou os volumes.
hahahaha
Confira:
Tá vendo os “dentinhos” acontecendo durante a música ? Então. São justamente esses momentos.
Bom, prá não dizer que tô velho demais e que só música anos 70 tem essas nuances (como nos Carpenters lá em cima), vejam mais 3 exemplos de EDMs atuais e suas respectivas representações gráficas:
Disclosure – F for You
E o gráfico
Rihanna & Eminem – Monster (Jason Nevins Remix)
http://www.youtube.com/watch?v=MdAwrMbXYMY
E o gráfico:
Avicii – Wake me Up (Extended mix)
E o gráfico:
Deu pra perceber as nuances ?
Por algum acaso alguma dessas três perde em massa sonora práquela lá de cima, o Timber versão do Riddler ?
Não né ? Muito pelo contrário.
E, fora isso, o que determina MUITO a qualidade da música e o volume que você consegue ouvir é a qualidade do equipamento onde essa é tocada.
Ou seja, club com som podre SEMPRE vai tocar música podre.
Um som reguladão, bacana, seja no club ou na sua casa mesmo, só ajuda a você captar tudo que o artista fez.
Tudo de bom,
Billy.
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