Você já se imaginou aÃ, nesse lugar ???
Atrás das pickups com essa galera esperando pra dançar ?
Legal, né ? Friozinho na barriga, nervoso, mas quando começa é só alegria…
Quer chegar aà ?
Vamos ver se eu consigo te ajudar de alguma maneira…
Todo mundo sabe que sozinho ningém conquista nada, né ?
É só ver as manifestações nas ruas, nem tem o que falar.
Mas então vamos falar de como ser “um DJ melhor” com ajuda de outras pessoas/empresas.
Vi este post no DJ Tech Tools e resolvi adaptar pra nossa realidade.
Muita coisa que rola na gringa não existe ou não tem o porquê aqui no Brasil.
O que é necessário, além do talento/técnica/carisma/repertório e tudo mais que um DJ precisa pra ser um bom DJ, para que sua carreira deslanche de vez?
______________________________________________
1 – Promotor
Logo no começo da sua carreira essa função é muito importante.
O promotor é aquele que vai tentar te colocar nas melhores festas pra tocar.
Note que não é necessariamente UM promotor. Podem ser vários.
Um que trabalhe localmente na sua cidade/região. Outro que trabalhe no seu Estado. Outro que trabalhe Brasil.
Se tudo der certo, um que trabalhe no mundo todo.
Mas o que diferencia cada um deles ?
O conhecimento. Quem é ele na balada. Quem é ele na região. Ele conhece ou é o cara que faz as melhores festas da sua cidade ? É ele que é a aposta.
Ele conhece um monte de baladas legais e leva outros DJs de outros Estados pra tocar no seu Estado ? Ele é o cara.
Ele é o cara que agita as festas mais legais no Brasil todo? Provavelmente o cara que trabalha no seu Estado conhece esse cara. E, se seu trabalho como DJ for realmente bom, ele te indica pra esse cara “Brasil”.
E daà pro mundo.
Mas, nada adianta você conversar com esses 4 caras se você não conseguir agendar as baladas. Se a balada local for no mesmo dia que a balada no outro Estado.
Aà você se queima.
Pra isso surge o segundo cara:
______________________________________________
2-O empresário.
Quando a gente fala sobre empresário sempte temos a visão de um cara de terno, com goma no cabelo, fumando charuto com os pés em cima da mesa do escritório, dando risada e sem fazer nada.
Se você conseguir um empresário como esse mande-o embora no mesmo momento.
Empresário, como o próprio nome diz, vem de empreender.
O cara que corre atrás. O cara que também organiza.
Você, artista/DJ, não tem que negociar cachê. Quem faz isso é o seu empresário
Você não precisa mandar rider de palco (aquela lista de equipamentos que vc precisa pra tocar) nem rider de camarim (aquela lista que vc quer no seu camarim). Quem faz isso é o empresário.
Se ele tiver uma secretária, melhor ainda.
Ela pode filtrar algumas coisas pra ele, agilizando a vida dele e consequentemente a sua.
O empresário também é o cara que vai te dar uma “guia”. O cara que vai te ajudar a chegar onde você quer chegar. Conversando com vc, tracando uma linha de “ataque”, vendo o que é melhor pra vc a cada momento.
É lógico que você não vai acreditar 100% no que seu empresário fala. Muitas vezes ele tem uma visão legal de mercado, mas falta a visão especÃfica do trabalho do DJ.
Se ele diz que é legal você tocar Segunda, Terça, Quarta e Quinta no mesmo lugar, e nos finais de semana ir pra outros lugares, veja com ele se realmente isso é bom.
Converse, argumente, entenda e dê sua opinião.
De repente você tocar na Quarta e na Quinta no mesmo lugar, mas fazer festas fechadas suas na Segunda e Terça descansar pra poder produzir tracks no seu (home) estúdio pode ser uma boa também.
Não é só na balada que a gente conhece o DJ, tem o lado da produção.
E tem também o lado da divulgação.
Aà a coisa fica séria, e necessária MESMO.
O que nos leva ao terceiro elemento:
___________________________________________
3- O Assessor de Imprensa.
Pode parecer “metido” você ter um assessor de imprensa.
Mas não é.
É necessário para você chegar em algum lugar.
O assessor vai justamente divulgar seu trabalho fora da casa noturna. Fora da balada.
Ele é o cara que vai divulgar nos jornais, nas revistas, na internet e em todo e qualquer veÃculo que a sua balada é a mais legal e que você estará no dia X tocando na Balada Y.
Sem isso, sem divulgar, ninguem sabe onde te encontrar.
Ele também, questão de combinar, seria o cara que atualizaria seu site. Com as datas, com as dicas, com os vÃdeos e tudo mais que você gera de conteúdo.
Ele é o cara que avisa todo mundo que vc fez um remix matador, que seu set de ontem a noite levou 5.000 pessoas ao delÃrio.
Entendeu ?
Muito importante essa função. Você acha um monte de gente legal nas internets.
Mas o mesmo se aplica ao assessor o que disse sobre o empresário.
Converse com ele. Mostre o que é legal. O que vc quer. Onde você quer chegar.
Explique. Mostre os lugares onde ele pode atacar. Onde é legal você aparecer.
Óbvio que uma entrevista na TV ainda rende horrores, mas você aparecer na capa da DJ Sound pode ser, no caso do DJ, melhor ainda!
O assessor vai te pedir material pra divulgação.
Textos, releases.
Faça junto com ele.
Uma empresa bacana é a Vira Comunicação aqui de São Paulo. Conhece ?
Eu tô lá com eles.
E, também, o pessoal vai querer ver sua cara, o que nos leva ao quarto cara:
___________________________________
4-O fotógrafo.
Sim, um cara importantÃssimo.
Não dá pra vc mandar suas fotos do celular pro assessor colocar no seu release.
Não dá pra vc tirar uma foto sua “na parede de casa que tem fundo branco” sem uma iluminação boa, sem uma câmera boa e sem um profissional por trás. Que faça isso bem feito.
Tem que contratar um bom fotógrafo.
Tem que tirar foto de corpo inteiro com fundo branco. Foto da cintura pra cima com fundo branco. Do ombro pra cima com fundo branco. Com fone. Sem fone. Tirando onda. Sério. Rindo. Fazendo pose. Com uma roupa style. Com outra opção de roupa style.
Assim o assessor tem material pra te divulgar.
Imagina só você começar a ser um cara reconhecido na sua região.
Aà vão fazer um flyer de uma festa.
Te pedem foto.
O que vc manda ? Aquela de vc tomando uma no churras que tirou no Instagram ou uma foto profissa ?
Imagina só aparecer uma oportunidade de uma entrevista super legal no jornal local. Aà você vai super bem na entrevista. Fala um monte de coisa legal.
O jornal sai amanhã. E eles querem que sua matéria saia na capa.
Não dá tempo de fazer foto. O fotógrafo do jornal tá em outro lugar.
Você manda a foto via assessor. Essa foto que vc tirou no estúdio profissional.
Com qualidade, com iluminação. Com foco.
E assim vamos. Matéria na internet ? Manda foto!
etc etc
Nesse caso, eu consigo recomendar dois caras sensacionais que fazem isso em SP num preço mega camarada.
Conhece o Agê Barros e o Bressane ? Eles que fizeram minhas fotos pra divulgação.
Contatos da Pandalux AQUI
Diz que é meu amigo que eles fazem preço camarada!
______________________________________
Bom, acho que é isso.
Mas de nada adianta você ter esse monte de gente trabalhando pra vc se vc não for bom.
Se você não ensaiar.
Se não dominar a técnica.
Se não se atualizar.
Se não “dormir em cima das pick-ups”.
Treino, conhecimento, pesquisa, são coisas básicas na vida de um DJ.
Boa sorte, bom trabalho e sucesso!
Tudo de bom,
Billy
Deixe um comentário