Recebi essa lista de um mailing da The Producer’s Choice e achei legal traduzir e compartilhar a lista.
Já que hoje em dia tudo é lista né ?
Fora que essa aqui tem algumas músicas que você nem imagina que ganham, e, pior, que ganham tanto!
Vamos lá!
Primeiro uma explicação.
Toda vez que alguém toca ou reproduz uma música, dois tipos de direitos são devidos.
O autoral, que é aquele que a gente paga pro autor, o cara que sentou lá e criou a música, nota por nota, letra por letra.
E o fonomecânico, quando é o caso da música vir em CD, mp3 ou algo assim, de uma gravadora. Essa é a grana que a gente paga pra gravadora, que é a dona do fonograma, da música que tá lá gravadinha.
Se o artistas executa a música ao vivo, só o direito autoral é pago, já que o fonomecânico não existe nesse caso.
Deu pra entender ?
Rádios e TVs pagam autoral e fonomecânico. Quando o artista vai na rádio ou na TV e toca ao vivo, só paga o autoral.
Simples assim.
Então, se você quer ganhar uma grana boa com música, não precisa ser artista famoso. Tem que ser um bom compositor/letrista. Veja o caso do Zezé di Camargo, que antes de ser famoso com a dupla era um compositor conhecido no meio, e que já ganhava uma grana. Mexe que é bom é dele.
O mesmo com o Peninha, que é um puta artista, mas também um excelente compositor. Faz música pra Deus e o mundo, ganha dinheiro assim. Sozinho é dele.
https://www.youtube.com/watch?v=fwdGWiONMBw
O Rodriguinho (ex-pagodeiro) é outro. Faz pagode pra todo mundo. Fugidinha é dele, em parceria com o Thiaguinho.
Então o lance é compor e ser amigo dos artistas. hahahaha
E rezar pra que a música caia no gosto popular e dure anos e anos e anos.
Como é o caso destas da lista do Top 10:
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10 – Mel Torme – “The Christmas Song” (1944). Estimativa de ganho: US$19 milhões.
Musica de Natal, sucesso americano. Toda vez que toca, desde 44, pinga um na conta do Torme.
9. Roy Orbison & Bill Dees – “Oh Pretty Woman” (1964). Estimativa de ganho: US$19.75 milhões
Se até a Luciana Gimenez usa no programa dela, imagina só…
8. Sting – “Every Breath You Take” (1983). Estimativa de ganho: US$20.5 milhões
Olha aà o amigo do Raoni fazendo um pé de meia! Essa música foi um MEGA sucesso nos anos 80. E provavelmente rola regravação até hoje. Só desses discos de Lounge’n’Bossa tem umas 5 versões né ?
 7. Haven Gillespie & Fred J Coots – “Santa Claus is Coming to Town” (1934). Estimativa de ganho: US$25 milhões
Mais uma que todo mundo toca e regrava. Qualquer disco de Natal tem que ter essa música. Até o Michael Bublé regravou.
6. Ben E King, Jerry Leiber & Mike Stoller – “Stand By Me” (1961). Estimativa de ganho: US$27 milhões
Nem tem o que falar né ? Qualquer aluno iniciante de qualquer instrumento musical sabe tocar essa música de costas e de olhos fechados. Um clássico. John Lennon regravou, Seal, Play for a Change e mais um moooonte de gente.
5. Alex North & Hy Zaret – “Unchained Melody” (1955). Estimativa de ganho: US$27.5 milhões
Mais um clássico. E, contrariando o senso popular, não é uma música do Bill Medley. O Bill Medley só foi o intérprete de tal melodia, com o Righteous Brothers.
4. John Lennon and Paul McCartney – “Yesterday” (1965). Estimativa de ganho: US$30 milhões
Um dos vários clássicos da dupla. Também gravado e regravado por Deus e o mundo. O nome original desta música era “Scrambled Eggs” (ovos mexidos). Sim.
https://www.youtube.com/watch?v=ok_AtPtI5Vk
 3. Barry Mann, Cynthia Weil and Phil Spector – “You’ve Lost That Lovin’ Feelin” (1964). Estimativa de ganho: US$32 milhões
Uma surpresa pra mim. Óbvio que faz sucesso desde 64, foi muito regravada, usada em filmes e comerciais, mas não imaginava que daria tanta grana assim. Bacana, mostra que dá pra ganhar dinheiro com uma música simples e eficiente. Também na voz dos Righteous Brothers.
2. Irving Berlin – “White Christmas” (1940). Estimativa de ganho: US$36 milhões
Mais uma de Natal. Acho que é a emotividade que faz o povo ouvir e gravar né ? Aquele clima…
https://www.youtube.com/watch?v=SNLpawUrfcc
E o primeiro lugar é uma que muita gente nem sabe que recebe royalties…
1. Hill Sisters – “Happy Birthday” (1893). Estimativa de ganho: US$50 million
Sim, aquele Parabéns pra Você maroto, que vc canta na firma, no boteco, em qualquer lugar, ganha uma grana toda vez que toca.
Ou ganhava…
Entenda de onde veio e como está hoje.
Am 1893 as irmãs Hill precisavam de uma música pra molecada da escola cantar nos aniversários.
In 1893, the Hill sisters needed a song for their kindergarten class to sing on birthdays. Fast forward 120 years and “Happy Birthday” is by far the richest and most profitable song of all time. The Ownership of “Happy Birthday” has changed hands a few times in the last 100 years. Music holding company Warner Chappell bought the rights for $15 million in 1990.
Today the song brings in $2 million a year in royalties ($5000 per day). It costs $25,000 to use the song in a movie or TV show which explains why you often see actors sing an odd, amalgamated version on screen. This also explains why chain restaurants sing their own custom songs for a guest’s birthday.
You may not even realize, but it’s technically illegal to sing the song in a large group of unrelated people (like an office party) without paying a royalty to the current copyright holder Warner Music Group (which is owned by a private corporate conglomerate called Access Industries). The copyright for “Happy Birthday” expires in 2030 in the United States and 2016 in the European Union, at which point we can all finally sing Happy Birthday without writing a royalty check.
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