Seguindo a sugestão do meu amigo @heitorvidinhas, eis aqui algumas dicas para comprar e ter um bom fone de ouvido.
Muita gente me pergunta qual um bom fone de ouvido prá comprar.
Bom, vamos lá.
Prá começar eu não vou falar aqui de fones “in-ear“, tipo aqueles que vem com o iPod.
Aquilo serve prá você correr e não cair o fone, me machuca o ouvido (não a orelha, o ouvido mesmo, a parte interna), e se não for bem cuidado é um repositório de bacterias e micróbios (nunca compartilhe seu “ear-in” com ninguém!!!!).
Tudo bem que tem gente que gosta e usa muito. Eu não gosto, vou falar de fone que cobre toda a orelha ou parte dela, os fones que penso aqui são aqueles que protegem sua orelha, ou seja, os não-invasivos…
Para escolher e comprar um bom fone de ouvido depende, é óbvio, de alguns fatores a saber:
01-Preço
Quanto vc quer gastar ? Isso não é o mais importante.
Antes de pensar nisso, pense que seus ouvidos são sensÃveis e que qualquer perda auditiva que você venha a ter devido a sons altos, ruÃdos, etc, não voltarão com o tempo.
Ou seja, perdeu, perdeu.
Ficou surdo.
Eu mesmo com o uso constante de fones em baladas, onde o som é alto prá dedéu e tenho que aumentar ainda mais o fone prá tentar ouvir a música que eu quero virar já tenho alguns problemas de audição no ouvido direito (-3dB na região dos agudos acima de 6.500 Hz).
Por falar nisso, primeiro as pessoas perdem os agudos, depois os graves e depois os médios… não me pergunte a lógica por trás disso, é melhor perguntar pro seu médico.
Então, voltando ao preço.
20 pilas tá bom ? Excelente, mas o fone é bom ? Vai durar ?
75 reais é um bom investimento ? Teoricamente sim, mas teoricamente não.
O preço não pode ser fator determinante para a compra do fone…
Por exemplo, o que eu uso atualmente, o HD-25 da Sennheiser, tá à venda AQUI. Caro? É um excelente fone!
Fone bom, acima de tudo, é aquele que:
02-Se encaixa direito na sua cabeça –
Não adianta ter um fone barato que fica folgado ou aperta muito sua cabeça.
03-Não aperta as orelhas –
Não existe nada pior do que usar fone o dia inteiro e acabar com a orelha vermelha e fervendo porque o fone tá te apertando. Além do quê acaba te machucando a longo prazo.
04-Não raspa na orelha –
Além de não apertar, tem que ver se a proteção interna do fone não fica raspando nas dobras da orelha. Isso pode criar um machucado horrendo e purulento a longo prazo também.
05-É leve –
Se você quer ser um “massive user” de fone, ele tem que ser leve. No final do dia seu pescoço vai agradecer…
06-Tem almofadinha mole –
O envoltório do fone, aquela parte que realmente fica em contato com sua cabeça, tem que ser mole, maleável, como se fosse uma almofada mesmo. Duro só machuca a volta da orelha.
07-É harmônico quanto a graves, médios e agudos –
Não compre um fone “que tem um gravão” porque você perde a referencia do que é grave e acostuma seu ouvido a ouvir música cada vez mais grave. O fone tem que ser harmônico. Se uma música tem mais agudo do que grave isso tem que aparecer no fone. Esqueça o conceito “som de carro que treme o chão”. Isso é bom prá competição de tuning, péssimo para suas referencias e pro seu ouvido no final de tudo.
08-Impedância –
Veja isso na caixa do seu fone. Mesmo que seja errado ouvir som alto, muita gente ouve som alto. A impedância é o quanto aguenta o fone na hora de subir o volume.
O famoso “aguenta porrada?”.
Mesmo que você não ouça alto, uma impedância alta dá maior clareza ao som baixo. Os fones profissionais tem 64 ohms em média. Um bom número já é 25 ohms. Abaixo disso não vale a pena.
09-Tem fio comprido ou é sem fio –
Uma coisa ou outra. Se for sem fio, veja onde você vai ouvir músicas com fone, se cabe uma conexão sem-fio e se ela não tem interferência de outros aparelhos no local. Na dúvida compre um com fio grande, nem que você tenha que fazer uma amarração no fio prá usar perto do computador. Se por acaso for levantar da mesa e quiser continuar a ouvir música, o fio tem que ser comprido. No mÃnimo 2 metros de fio. Não compre aqueles com fio auto retrátil. É um saco o fio te puxando para a conexão o dia inteiro. Irrita a curto prazo. E tem aqueles com fios tipo de telefone antigo. São ótimos.
10-Tem opção de conexão –
O plug do fone é aquele pequeno (bananinha) com encaixe para o conector grande (banana). Se for ouvir no computador usa o plug pequeno, se for ouvir no DVD ou som de casa usa o encaixe grande. Tem que ser um encaixe que faça um “click” toda vez que você usar. Senão fica escapando e é um saco também… ou seja de rosquear como na foto acima.
Acho que é isso.
Se você conseguir um fone que junte todas estas caracterÃsticas e que caiba no seu orçamento, pode comprar.
O fone que eu uso aqui é este, da Sennheiser.
Leve, cancela ruÃdo, resposta sonora ótima e uma impedância bem boa.
Bom, espero ajudar sua futura compra de um bom fone de ouvido.
E quando você comprar seu fone, cuide muito bem dele!!!
Guarde sempre num lugar longe do calor, passe um pano, mantenha o couro dos pads de ouvido bem hidratados, leia o manual para saber como deixar ele sempre como novo!!!
E aproveite. Uma boa é pegar vinil antigo ou CD e ouvir nos fones. Se você está acostumado a ouvir mp3 vai se surpreender com a quantidade de som que você não ouve por causa da baixa qualidade (do fone e do mp3).
Eu lembro que adorava ouvir Ozma, If I only had a heart em mp3.
Comprei o CD e ouvi com o HD280. O que apareceu de sons diferentes foi incrÃvel! A percepção da mix também foi outra.
Divirta-se!!
Abraços,
Billy.
Deixe um comentário